Filhas e Filhos “congelados”

NovelasSegundo declaração feita por Karl Marx em 1844,
“A religião é o ópio do povo”. 
Pela primeira vez sou obrigada a concordar, ainda que parcialmente, com tal afirmação.
Afinal, após tanta repercussão sobre a última novela da Globo (eleita por muitos como “a melhor dos últimos tempos”), é impossível não concluir que, 
o quê são as Novelas senão um  tipo de religião?
Acompanhe meu raciocínio e veja se estou errada:
:: Seus “fiéis” deixam tudo de lado para estarem presentes no momento de sua transmissão;
:: São fiéis “dizimistas” comprando tudo o que a mesma promove em seus capítulos e comerciais;
:: Aceitam e seguem fielmente as “doutrinas” relacionadas a cortes de cabelo, vestimentas, maquiagem, e todo tipo de comportamento e linguajar proposto em suas cenas;
:: Estudam fielmente, chegando a saber de cor, todos os detalhes e minúcias das histórias que compõem a mesma, através de programas, blogs e sites, que como sua “biblia” consultam diariamente;
:: Ah! Também sabem de cor todos os “louvores”, apresentados em sua “igreja”, cantando com “fervor” cada uma de suas canções.
:: E por fim, se é que não estou esquecendo de nada, “testemunham” em casa, no trabalho, na escola, na vizinhança, onde quer que forem, sobre as grandes “verdades” que sua “fé” tem apresentado. E se em seu caminho, se deparam com alguém que ainda não é adepto da mesma “crença”, prontamente e com paixão, fazem seu “apelo” a fim de que tal “ET” se “converta” aos mesmos princípios. E sendo necessário, até o convidam para juntos assistirem em sua casa ao próximo “culto” na sua telinha.
É pena entretanto, que essa “religião” seja uma via de mão única. Seus adeptos dão tanto de si, e nada recebem em troca. Quando algum de seus “fiéis” passa por um momento difícil em sua vida, não pode contar com nenhum de seus “heróis” ou “heroínas” para ajudá-lo, pois os mesmos sequer sabem (ou se sabem não se importam) sobre sua existência, ou quais dificuldades enfrentam. Afinal, sua parte na “aliança” já foi cumprida durante as gravações. Nenhum relacionamento real é prometido, apenas o chamado entretenimento é oferecido.
Mesmo em face de tal realidade, os “religiosos” não se importam. Congelados no “ópio”, não faltam aos cultos, não deixam de dizimar, cantar, imitar seus “líderes”, testemunhar, e apelar. São realmente fiéis à sua “religião”. Religião essa que nada mais é do que um culto ao próprio ego, onde cada adepto é o seu próprio deus.
Ópio, lavagem cerebral, distorção da verdade, compromisso com tudo aquilo que é mal e contrário ao Amor Ágape, incondicional, e altruísta do Nosso Pai, esse é o slongan por trás de cada novela!
Quer assistir às cenas da vida real? Olhe ao redor, são transmitidos milhares de capítulos ao vivo todos os segundos. Aproveite e seja uma das atrizes ou atores, contracenando e ajudando aquela história a ter um final feliz!
E antes de começar a assistir à próxima temporada de “cultos” na sua telinha, pare e pense… Ponha na balança tudo o que perdeu, e o que ganhou (se é que ganhou algo) sendo fiel a essa “religião”.
Se você, assim como eu há muitos anos atrás, chegar à conclusão de que não valeu a pena tanto tempo e neurônios desperdiçados, não fique aí congelada(o)! Corra para uma Igreja onde a Religião segue o verdadeiro sentido da palavra, o de lhe “Religar com Deus”. E aguarde as cenas do próximo capítulo, pois Ele tem uma linda história escrita, onde você é a personagem principal, e o final feliz é garantido! 😉

“A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tiago 1:27)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s