Na Alegria e na Dor…

Na alegria e na Dor“Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? Atendei, e vede, se há dor como a minha dor…” Lamentações 1:12

Dor… Ela está por toda a parte, fazendo sofrer, chorar, desesperar…
Sua presença é tão frequente que se tornou comum. E por assim ser, não nos importamos mais, já faz parte da vida…
Diante das constantes notícias de tragédias, tornamo-nos frios e insensíveis. Acompanhamos o aumento das estatísticas, fazemos cara de espanto, e segundos mais tarde continuamos aquilo que fazíamos antes de sermos interrompidos por “mais uma notícia ruim”.
E assim nos comportamos, até o dia em que NÓS fazemos parte da “notícia ruim”….

Repentinamente, a dor do “outro” deixa de ser apenas “dele”, e se torna também “minha”! Agora, a mesma deixa de ser comum, para se tornar única!

É a minha dor! Terrivelmente triste e dolorosa… É impossível continuar… Nada mais faz sentido… Como os “outros” ainda sorriem e continuam suas vidas? Será que não veem que estou sofrendo? Não percebem que o mundo acabou “para mim”?
Não, eles não percebem… E assim como você até pouco tempo atrás, não se importam…

Que triste, dizem, Que Deus a(o) ajude, complementam… Mas a vida “deles” continua! Como bem disse Shakespeare, “Não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.” 

Recentemente, assisti a um documentário sobre o Facebook que, entre outros casos, conta a história de uma jovem holandesa que por engano enviou seu convite de aniversário para todos os seus “amigos” da rede, em vez de compartilhá-lo com um grupo mais íntimo. Resultado? No dia marcado para o evento, milhares de jovens apareceram no endereço da aniversariante, e a festa, após muita confusão entre os “convidados” e a polícia, foi cancelada.  O que mais me chamou a atenção nessa história, foi que a maioria dos que atenderam ao convite sequer conheciam a jovem! Porém, mais triste ainda é constatar que se o mesmo “incidente” tivesse ocorrido a respeito de um pedido de ajuda, ou para relatar um momento difícil que a mesma estivesse vivendo, provavelmente nenhum de seus “amigos desconhecidos” teria ido à casa dela!

Indiferença? Falta de amor? Talvez… Mas não se esqueça de que você já esteve do outro lado e também seguia o bloco do “A vida continua”!

Como agir então? Parar de viver porque o “outro” sofre? Assim todos sofreremos!
Essa tem sido uma de minhas inquietações há muito tempo…
Em longas conversas com Meu Pai eu Lhe dizia: Pai, obrigada por mais uma bênção! Estou muito feliz! Mas também muito triste… Como posso me sentir completamente feliz enquanto tantas pessoas estão, nesse mesmo momento, tristes e infelizes?
Então, desde nossa primeira conversa a esse respeito, Ele tem me ensinado importantes lições sobre como lidar com a dor do “outro” e também com a “minha”… E, em resumo, tenho aprendido que:

:: Não, não é da vontade de Deus que a humanidade sofra! Nem a morte, ou qualquer outro tipo de sofrimento, nada disso faz parte do plano de Deus para Seus Filhos!

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11

:: Jamais devo me conformar e considerar a Dor, seja de quem for, como sendo algo banal.

“e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

:: Não preciso desistir de viver por causa do sofrimento do meu próximo, mas ainda posso chorar com ele, ou por ele, mesmo que eu não o conheça! Posso orar com ele, e por ele! Posso demonstrar que me importo, doando um pouco do meu tempo de alguma maneira. Ou, na pior das hipóteses, posso pelo menos parar e refletir, calçar as suas sandálias… Posso ver se há algo que eu possa fazer para amenizar a dor presente, ou evitar uma futura na vida de outros… Enfim! Posso fazer qualquer coisa com ele, ou por ele, desde que faça algo!

 “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:39

:: Que eu jamais seja a causa da Dor do outro! Se for esse o caso, sua dor é minha responsabilidade, e é meu dever fazer algo para consertar meu erro. Assim como eu gostaria que agissem se eu fosse a(o) prejudicada(o)!

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Mateus 7:12

:: Nosso Pai está sempre ao nosso lado! Na alegria, ou na Dor… Ele sofre conosco, e sempre, sempre trabalha em nosso favor para sarar as nossas feridas. Nem sempre entendemos Suas ações, mas em breve compreenderemos e nos alegraremos!

“…sobre cada um o Pai Celeste vigia com ternura. Nenhuma lágrima é vertida sem que Deus a note. Não há sorriso que Ele não perceba.” EGW

:: Muito em breve, toda dor e sofrimento terão fim! Nosso Pai não permitirá que Seus Filhos sofram para sempre! Logo Jesus voltará para nos resgatar desse mundo injusto, e nos levará para um mundo onde só a Alegria, o Amor e a Paz serão comuns!

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apocalipse 21:4

Se você nesse momento sente uma dor que não consegue suportar, sinta-se agora abraçada(o) por esse Pai Poderoso, que além de conhecer cada uma de suas dores, é o Único que pode lhe dar uma solução definitiva para o seu sofrimento!

Agora, se você está bem, mas conhece alguém que sofre, seja a(o) primeira(o) a levar-lhe o seu abraço! E então lhe fale do Abraço desse Pai, cujo Amor é Incomum, e também de quão próximo está o fim de toda a dor que há nesse mundo!

Assista a esse vídeo, guardando firme em seu coração essa Maravilhosa Esperança! 😉

3 pensamentos sobre “Na Alegria e na Dor…

Deixe um comentário

